Fechar vagas

Fechar vagas

Fluxo de fechamento de vaga

Com o Vagas for Business, você conta com um fluxo completo para finalizar seus processos seletivos e acompanhar indicadores sobre o tempo de contratação.

Durante o acompanhamento da vaga, você marca gradualmente os aprovados para contratação, fechando cada posição à medida que o processo seletivo evolui.

Depois de fechar todas as posições, você envia feedback para todos os candidatos e candidatas que estão na vaga, mas não foram marcados como aprovados, garantindo uma comunicação transparente com os participantes.

Por fim, você confirma o fechamento da vaga, concluindo o processo seletivo e interrompendo o recebimento de novas candidaturas.

Passo 1 - Marcar aprovados

A funcionalidade “Marcar aprovados” serve para registrar os candidatos e candidatas que você aprovou para contratação.

O número de aprovados será sempre igual ao número de posições da vaga, ou seja, você poderá registrar gradualmente um aprovado por posição.

A seguir, confira o passo a passo para marcar os aprovados.

1. Na tela de “Início”, clique no botão “Acompanhar vagas”:




2. Localize a vaga desejada e clique na opção “Marcar aprovados".

Os números entre parênteses indicam a relação entre candidatos aprovados x posições da vaga. No exemplo abaixo, vemos 0 (zero) candidatos aprovados de 2 (duas) posições:




3. Digite e selecione o nome do candidato aprovado:




4. O nome será registrado na “Lista de aprovados”, atualizando o número de aprovados por posição:




5. Se você ainda não possui o nome de todos os aprovados, não se preocupe. A funcionalidade permite que você registre as pessoas gradualmente, conforme a evolução do processo seletivo. Neste caso, clique em “Confirmar aprovados” e, em seguida, em “Fechar” para salvar o registro feito até o momento:




6. Veja que o número entre parênteses foi atualizado, indicando que até agora você registrou 1 (um) candidato aprovado de 2 (duas) posições:




7. Quando precisar registrar outro aprovado, clique novamente em “Marcar aprovados”.

8. Digite e selecione o nome de outro candidato aprovado:




9. Mais uma vez, o nome será registrado na “Lista de aprovados”, atualizando o número de aprovados por posição.

10. Pronto! Depois de registrar todos os aprovados, será exibida a mensagem “Você fechou todas as posições”. Clique em “Confirmar aprovados” para salvar:




11. Na próxima tela, serão apresentadas as seguintes opções:
  1. Voltar - Retornar para a “Lista de aprovados” e consultar ou editar os candidatos aprovados. Enquanto a vaga não for fechada, você poderá editar os nomes sempre que necessário.
  2. Enviar feedback - Enviar mensagem de eliminação para todos os candidatos e candidatas reprovados no processo seletivo, ou seja, todas as pessoas que estão na vaga e não foram marcadas como aprovadas. Antes de enviar o feedback, recomendamos fortemente que leia o tópico Passo 2 - Enviar feedback.
  3. Fechar - Fechar a janela. Use esta opção caso não queira enviar feedback neste momento.




Passo 2 - Enviar feedback

Envie feedback de eliminação para os reprovados, promovendo experiências humanizadas e empáticas nos processos seletivos da sua empresa.

A mensagem será enviada em massa para todos os candidatos e candidatas que estão na vaga e não foram marcados como aprovados. Por isso, analise o momento certo para disparar a mensagem e certifique-se de que o conteúdo está adequado para comunicar a reprovação.

O feedback poderá ser enviado uma única vez antes da confirmação do fechamento da vaga. Depois que uma dessas ações forem realizadas, a opção “Enviar feedback” não estará mais disponível.

A seguir, confira o passo a passo para enviar feedback.

1. Clique na opção “Enviar feedback”:




2. Confira a quantidade de candidatos que receberão a mensagem:




3. É possível “Escolher uma mensagem” padrão da sua empresa, com conteúdo personalizado e adequado para comunicar a reprovação:




4. Adicione “Variáveis”, como por exemplo, {{candidato_nome}}, que será substituída dinamicamente pelo nome de cada pessoa, tornando a comunicação mais empática:




5. Confirme em “Enviar feedback”.

6. Pronto! O feedback de eliminação foi enviado com sucesso:




Passo 3 - Fechar vaga

A funcionalidade “Fechar vaga” serve para concluir o processo seletivo, alterando o status para “Vaga fechada” e os dados que compõem os relatórios relacionados ao tempo de contratação.

A seguir, confira o passo a passo para fechar a vaga.

1. Localize a vaga desejada, clique no menu lateral e entre na opção “Fechar vaga”:




2. Serão apresentadas as seguintes opções:
  1. Cancelar - Desistir e sair da tela.
  2. Enviar feedback - Enviar mensagem de eliminação para todos os candidatos reprovados no processo seletivo, ou seja, todas as pessoas que estão na vaga e não foram marcadas como aprovadas. Antes de enviar o feedback, recomendamos fortemente que leia o tópico Passo 2 - Enviar feedback.
  3. Fechar vaga - Confirmar o fechamento da vaga.




3. Pronto! Depois de confirmar a ação clicando em “Fechar vaga”, o status será alterado para “Vaga fechada”.

O processo seletivo não receberá mais novas candidaturas e não será mais possível enviar feedback aos reprovados.




Fechar vaga pelo Painel da vaga

Se a sua empresa possui os planos Premium ou Enterprise, você também conta com um atalho para fechar a vaga dentro do Painel da vaga.

A seguir, confira o passo a passo para fechar a vaga pelo Painel.

1. Localize a vaga desejada, clique no botão “Painel”:




2. Clique na opção “Fechar vaga”:




3. Serão apresentadas as seguintes opções:
  1. Cancelar - Desistir e sair da tela.
  2. Enviar feedback - Enviar mensagem de eliminação para todos os candidatos reprovados no processo seletivo, ou seja, todas as pessoas que estão na vaga e não foram marcadas como aprovadas. Antes de enviar o feedback, recomendamos fortemente que leia o tópico Passo 2 - Enviar feedback.
  3. Fechar vaga - Confirmar o fechamento da vaga.




4. Pronto! Depois de confirmar a ação clicando em “Fechar vaga”, o status será alterado para “Vaga fechada”.

O processo seletivo não receberá mais novas candidaturas e não será mais possível enviar feedback aos reprovados.





5. A lista de aprovados será exibida na seção de “Relatórios” do Painel da vaga:




Tome decisões baseadas em dados confiáveis

Sabemos que o acompanhamento do tempo de contratação é um dos principais indicadores de Recrutamento e Seleção.

Com o Vagas for Business você consegue definir, acompanhar e extrair essa métrica por meio de painéis e relatórios.

Para tudo funcionar bem, o primeiro passo é configurar o tempo desejado para o fechamento das vagas da sua empresa (SLA das vagas), assim esse período será contabilizado a partir da abertura de cada processo seletivo.

Feito isso, analise a evolução deste indicador consultando os seguintes relatórios:

Painel SLA das vagas

Com o Vagas for Business, cada recrutador pode acompanhar a situação de suas vagas em relação ao tempo de fechamento (SLA das vagas) configurado pelo usuário administrador da empresa:

Na tela de "Início", basta consultar o painel "SLA das vagas" e verificar a quantidade de vagas:
  1. Dentro do SLA - Vagas abertas e dentro do prazo de fechamento.
  2. Próximas do SLA - Vagas abertas com prazo de fechamento próximo do vencimento.
  3. SLA excedido - Vagas abertas que não foram fechadas dentro do prazo.
O painel apresenta dados para acompanhamento pessoal, exibindo a quantidade de vagas de cada recrutador, não de toda a empresa.




Relatório “Vagas - Acompanhamento de vagas 2”

Confira o passo a passo para extrair o relatório.

1. Entre na tela de “Relatórios”, localize a opção "Relatórios" e clique em "Consultar dados":




2. Uma nova aba será aberta em seu navegador. No campo “Relatório” selecione a opção “Vagas - Acompanhamento de vagas 2”.

3. Preencha o período para gerar os dados e envie a planilha para o seu e-mail ou de outras pessoas.

Info
O cálculo do SLA e a atualização dos relatórios são executados uma vez por dia (durante a madrugada).



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