Sabemos que durante o processo seletivo, muitas vezes é necessário coletar informações adicionais sobre as pessoas candidatas, além das disponíveis em seus perfis. Por exemplo, pode ser relevante saber se o profissional foi indicado por colaboradores ou coletar os dados dos documentos necessários para a admissão.
É por isso que o Vagas for Business oferece uma solução prática e flexível: o Construtor de Formulários e Fichas. Com essa ferramenta, você pode criar seus próprios formulários selecionando as perguntas relevantes para o seu processo seletivo.
Vantagens oferecidas
- Criação do formulário em poucos cliques selecionando perguntas prontas para uso;
- Flexibilidade para escolher o momento adequado de solicitar o preenchimento do formulário para as pessoas candidatas, seja na fase inicial ou em etapas posteriores do processo seletivo;
- Possibilidade de automatizar a solicitação de preenchimento do formulário em uma fase, simplificando ainda mais o fluxo de trabalho;
- Realização da triagem de profissionais com base nas respostas do formulário, tornando a seleção assertiva;
- Autonomia para gerenciar formulários: edite perguntas, exclua formulários e arquive ou desarquive formulários não utilizados.
A criação do formulário é simples e intuitiva. Basta seguir os passos abaixo.
1. Acesse a tela de “Configurações”, clique na guia “Gestão de vagas” e entre na opção “Formulários adicionais > Formulários”.
2. Comece clicando em “Criar novo formulário”.
3. Em “Nome para o formulário”, insira uma identificação de fácil entendimento para as pessoas candidatas.
4. Em “Adicionar perguntas”, busque e selecione a pergunta que gostaria de fazer. Você pode adicionar quantas quiser, mas procure focar nas informações essenciais, oferecendo uma experiência de preenchimento fácil e amigável.
5. Inicialmente as perguntas são configuradas com preenchimento obrigatório, mas depois de adicioná-las, você pode clicar em “Editar” para ver as respostas possíveis e configurar o preenchimento como opcional. Quando mudar essa configuração, clique em "Salvar" para confirmar.
6. Também é possível segurar e arrastar a pergunta para colocá-la na ordem desejada e clicar em “Remover” para excluí-la.
7. Em “Visualização de respostas”, selecione o contexto em que as respostas ficarão visíveis para consulta das pessoas recrutadoras:
- Formulário de candidatura - As respostas ficarão visíveis dentro da vaga em que o formulário foi aplicado.
- Formulário de currículo - As respostas ficarão visíveis no currículo em todas as vagas que a pessoa candidata estiver.
8. Antes de concluir, é possível pré-visualizar o formulário em “Visualizar”.
9. Para terminar, escolha uma das opções:
- Salvar como rascunho - Esta opção é útil quando você ainda precisa editar as perguntas e concluir a criação do formulário posteriormente. Qualquer formulário não publicado será excluído permanentemente após 30 dias sem edição. Se deseja mantê-lo, publique-o ou edite-o antes do prazo.
- Salvar formulário - Esta opção confirma a publicação do formulário, deixando-o pronto para ser usado nos seus processos seletivos. Após a publicação, o formulário poderá ser editado, mas não poderá ser excluído.
No Vagas for Business, você encontra rapidamente os formulários e fichas para gerenciá-los de forma prática e organizada.
Cabe destacar que todas as pessoas recrutadoras podem acompanhar os formulários e fichas disponíveis nesta lista.
1. Navegue pela lista clicando nas guias “Formulários”, "Arquivados" e “Rascunhos” de acordo com a consulta desejada.
2. Em “Busque pelo formulário”, insira as palavras-chave e confirme em “Buscar” ou pressione a tecla Enter para ver o resultado.
3. Ao localizar o formulário, acesse o menu para realizar as ações:
- Formulários - Opção de arquivar o formulário ou editar as perguntas.
- Arquivados - Opção de desarquivar o formulário.
- Rascunhos - Opção de editar as perguntas ou excluir o formulário.
4. Sempre que precisar de mais informações sobre os tipos de formulários da sua empresa, clique em "Entenda a diferença entre os formulários".
No tópico "Gerenciar Formulários", explicamos como você pode arquivar formulários que não estão mais em uso. Vamos entender as regras para arquivamento:
1. Não é possível arquivar o formulário quando:
- Existem fases configuradas com ação automática de envio do formulário: Comece removendo a ação automática da fase e, em seguida, arquive o formulário.
- O formulário está sendo usado em vagas-modelo: Retire o formulário das vagas-modelo e, depois, prossiga com o arquivamento.
2. Os testes online prontos do Vagas for Business não podem ser arquivados, pois são formulários administrados pela Vagas.
3. Se o formulário foi arquivado, mas estava em uso em vagas recorrentes:
- Ao escolher um cargo recorrente para publicar uma nova vaga, você receberá um aviso informando que o formulário foi arquivado e, portanto, não estará mais disponível para uso naquele processo seletivo.