Melhores práticas de publicação de vagas

Melhores práticas de publicação de vagas

Publicação de vagas

No Vagas For Business, a publicação de vagas desempenha um papel fundamental na atração de profissionais para os processos seletivos da sua empresa. Além disso, nossa inteligência artificial atua como uma assistente, tornando o preenchimento da vaga mais fácil e recomendando profissionais compatíveis assim que a vaga é publicada.

Portanto, é crucial preencher as informações do anúncio de forma precisa. Isso não apenas fortalece a sua marca empregadora, mas também amplia a visibilidade das oportunidades de trabalho e aumenta a probabilidade de receber candidaturas que atendam ao perfil desejado.

Aqui, compilamos uma série de orientações e dicas para criar anúncios de vagas atraentes, contribuindo para que você contrate de maneira mais eficaz e ágil. 

Lembre-se: quanto mais detalhadas forem as informações, mais enriquecido ficará o algoritmo de recomendação de profissionais, o que otimiza ainda mais o processo de seleção.

Campo: Cargo


(Clique na imagem para ampliar)

O preenchimento do campo “Cargo” é fundamental para um anúncio eficaz. Nomear o cargo de forma inadequada resultará em um anúncio com baixa visibilidade e, consequentemente, em poucas candidaturas. Isso ocorre porque o anúncio não será bem classificado pelos mecanismos de busca, não obedecendo às regras de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca).

Além disso, a escolha de termos inadequados impactará negativamente a recomendação de profissionais. A inteligência artificial da plataforma compara as palavras do cargo com as cadastradas nas experiências profissionais dos currículos.

Ao preencher o cargo, o Vagas For Business oferece sugestões valiosas de “Cargos similares” já presentes em nossa base de dados, mas talvez descritos de forma diferente. Aqui está a parte interessante: você pode escolher até 5 opções dentre essas sugestões. Isso amplia as possibilidades de recomendação de profissionais, ajudando a encontrar pessoas mais alinhadas com as necessidades da vaga.

Dicas de preenchimento do cargo:
  1. Use nomenclaturas comuns no mercado e que sejam buscadas por pessoas candidatas; 
  2. Evite abreviações, como Aux, Anl, Adm, Adv, Prof;
  3. Evite termos internos da empresa não conhecidos pelas pessoas candidatas; 
  4. Não inclua informações extras, como nível, local ou outros dados, no campo do cargo. Nosso software possui campos específicos para essas informações.
  5. Opte por uma nomenclatura inclusiva, como Enfermeiro(a), Consultor ou Consultora de Vendas, Pessoa Desenvolvedora de Software, etc. Delimitar o gênero pode ser considerado uma prática discriminatória de acordo com a Lei 9029 (Art 1º). 

Campo: Descrição


(Clique na imagem para ampliar)

Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade de um anúncio de vaga desempenha um papel fundamental na atração de profissionais qualificados que se encaixem no perfil desejado. Anúncios que negligenciam informações sobre as atividades a serem realizadas e os pré-requisitos técnicos necessários podem prejudicar a imagem da empresa, já que não transmitem autoridade.

Além disso, é importante salientar que uma descrição de vaga que não inclui os termos mais buscados pelos candidatos pode afetar negativamente o ranqueamento da vaga nos mecanismos de busca . No entanto, não se preocupe com a complexidade desse processo. O Vagas For Business está constantemente evoluindo em termos de inovação para oferecer a você um processo de contratação ágil e eficiente. Agora, introduzimos a integração com o Chat GPT, que auxilia na criação das descrições de vagas de forma simplificada.

Principais vantagens:
  1. Economia de tempo e redução da carga de trabalho operacional.
  2. Possibilidade de melhorar a qualidade dos anúncios, proporcionando uma experiência positiva aos candidatos e fortalecendo a imagem da empresa como empregadora.
  3. Estruturação mais precisa dos tópicos de responsabilidades, habilidades e requisitos.
  4. Aprimoramento da formatação das descrições de vagas para torná-las mais compreensíveis para os candidatos.
  5. Inclusão de incentivos para promover oportunidades igualitárias para todos os candidatos, apoiando a diversidade.
Dicas de preenchimento 
  1. Busque inspiração em nossa biblioteca de modelos de descrição de cargos para simplificar o processo e atrair candidatos qualificados.
  2. Detalhe as atividades e requisitos técnicos necessários.
  3. Incorpore termos reconhecidos pelo mercado de trabalho e pelos profissionais da área.
  4. Organize o texto em seções (atividades, requisitos, informações adicionais - local e horário de trabalho, práticas de inclusão, etc.) e utilize tópicos para facilitar a leitura, proporcionando uma rápida entrega de informações aos candidatos. Parágrafos longos dificultam a compreensão e podem parecer falta de objetividade.
  5. Evite escrever todas as palavras em letras minúsculas, pois anúncios sem estética agradável podem prejudicar a imagem da marca empregadora.
  6. Da mesma forma, evite escrever todas as palavras em letras maiúsculas, já que isso pode parecer rude e afastar candidatos.
  7. Utilize o corretor ortográfico antes da publicação para evitar erros de grafia ou acentuação, e siga o padrão de pontuação da descrição do anúncio.
  8. Preste atenção aos requisitos para garantir conformidade com as leis trabalhistas, evitando questões discriminatórias que possam resultar em processos legais e prejudicar a imagem da empresa como empregadora.

Campo: Outros requisitos


(Clique na imagem para ampliar)

Este espaço é ideal para adicionar informações sobre competências e habilidades comportamentais e interpessoais, também conhecidas como soft skills, além de requisitos desejáveis ou outros requisitos que não foram mencionados no campo de Descrição.

Não repita as mesmas informações que foram inseridas na Descrição, pois essa duplicidade pode ser entendida, pelas regras de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca), como uma tentativa de manipular o bom ranqueamento, causando alguma punição dos sites de busca, como o Google. Além disso, a informação duplicada é esteticamente desagradável, passando, inclusive, a mensagem de que a empresa não deu muita atenção à criação do anúncio.

Campo: Faixa salarial e benefícios


(Clique na imagem para ampliar)

O Vagas For Business possui campos específicos para inserção da faixa salarial e benefícios, tornando desnecessária a duplicação dessas informações no campo de “Descrição”.

Caso você escolha adicionar esses detalhes na descrição da vaga, evite incluí-los nos campos exclusivos e vice-versa.

Informações duplicadas podem passar a impressão de falta de atenção no anúncio e também podem dificultar a leitura rápida do candidato, prejudicando o entendimento geral.

Uma dica importante é que a faixa salarial também é considerada pelo algoritmo de recomendação de profissionais. Assim, mesmo que você prefira não exibir essas informações no anúncio, é recomendável preenchê-las, mantendo a opção “Exibir informações salariais no anúncio” desmarcada. Dessa forma, os candidatos não verão a faixa salarial, mas você aumenta as chances de receber recomendações de profissionais que se encaixam no perfil desejado.

Dicas de preenchimento
  1. Para divulgar o valor exato do salário, preencha o mesmo valor nos campos "Mínimo" e Máximo";
  2. Ao selecionar os benefícios Vale-alimentação, Vale-refeição, Auxílio desenvolvimento, Bolsa auxílio, entre outros, é possível divulgar o valor oferecido.

Pré-requisitos para candidatura


(Clique na imagem para ampliar)

Campo: Escolaridade mínima

A escolaridade mínima deve estar em consonância com a informação presente no campo "Descrição" e, principalmente, com os requisitos educacionais essenciais para a posição em questão.

Este campo desempenha um papel de filtro, o que significa que um preenchimento inadequado pode resultar no bloqueio de candidaturas desnecessariamente.

É importante compreender que não é lógico solicitar Formação Superior para profissionais em estágios iniciais de carreira, como auxiliares e cargos de natureza operacional.

Evite os seguintes erros comuns:
Exemplo 1
Você declara que um pré-requisito obrigatório é ter o Ensino Médio completo na descrição, mas escolhe configurar o filtro de escolaridade mínima como Formação Superior cursando.

Isso vai bloquear candidatos que possuem apenas o Ensino Médio completo, impedindo-os de realizar a candidatura, apesar de atenderem ao pré-requisito mencionado na descrição da vaga.

Exemplo 2
Na descrição do anúncio, você estabelece a Formação Superior cursando como um pré-requisito obrigatório, mas seleciona o filtro de escolaridade mínima como Ensino Médio completo.

Isso resultará no recebimento de candidaturas que não se encaixam no perfil, já que o filtro estará permitindo a inscrição de pessoas com níveis de escolaridade inferiores ao desejado.

Campo: Nível hierárquico

O nível hierárquico escolhido será exibido no anúncio para as pessoas candidatas e deve ser coerente com as responsabilidades, competências e experiências da vaga, que foram incluídas no campo de Descrição.

Você tem a liberdade de decidir se deseja filtrar as candidaturas de acordo com o nível mínimo ou se prefere aceitar candidatos de todos os níveis.

Vamos entender como funciona na prática:
  1. Se você escolher um nível hierárquico e também marcar a opção "Aceitar candidatos de outros níveis": Qualquer profissional poderá se inscrever, independentemente do nível que possui em seu currículo.
  1. Se você escolher um nível hierárquico e não marcar a opção "Aceitar candidatos de outros níveis": Somente os profissionais com nível igual ou superior ao informado poderão se inscrever. Aqueles com um nível menor irão ver um aviso explicando por que a candidatura foi bloqueada.

Evite os seguintes erros frequentes:
Exemplo 1
Na descrição do anúncio informar que procura profissionais com nível Júnior, mas selecionar o filtro do nível hierárquico como Pleno.
Isso vai bloquear a candidatura de pessoas com nível Júnior/Trainee, apesar de cumprirem o pré-requisito.

Exemplo 2
Entendemos que é uma prática de R&S informar um nível a menos em alguns casos, para também conseguir captar profissionais que estão em transição de nível. Por exemplo, você gostaria de encontrar profissionais de nível Pleno, mas também gostaria de avaliar os que possuem nível Júnior/Trainee.
Nestes casos, a melhor prática é selecionar o nível mínimo (Júnior/Trainee) e, posteriormente, utilizar os critérios de triagem para selecionar os profissionais. 

Exemplo 3
Marcar a opção "Aceitar candidatos de outros níveis" quando esta não é a sua intenção.

Lembre-se de que, ao habilitar esta opção, você está abrindo a porta para profissionais de todos os níveis se candidatarem, mesmo que eles não atendam exatamente ao nível que você escolheu. Isso pode aumentar o número de candidaturas que não se encaixam totalmente no perfil da vaga.

Portanto, ao definir essa configuração, pense sobre o quanto o nível hierárquico é relevante para a seleção. Se a sua preferência é receber profissionais que atendam especificamente a esse critério, é melhor deixar essa opção desmarcada. Assim, você terá uma seleção mais alinhada com o que procura.

Campo: Áreas de atuação

As áreas se referem aos contextos de atuação, experiência, conhecimento e interesse dos profissionais. Isto significa que elas não se referem aos nomes dos cursos de formação técnica ou superior. Por exemplo, para o cargo “Atendente de Loja”, pode ser perfeitamente possível selecionar áreas correlatas, como “Atend. a cliente”, “Vendas - Varejo” e “Vendas”. 

Você pode selecionar, no limite de 8, todas as áreas que tenham a ver com o cargo a ser ocupado. As opções serão comparadas às áreas selecionadas nos currículos dos profissionais, bloqueando a candidatura de pessoas fora do escopo.

Outra possibilidade é marcar a opção “Aceitar candidatos de outras áreas”. Neste caso, não haverá nenhum filtro baseado neste critério e qualquer pessoa poderá confirmar a candidatura independentemente das áreas que possui em seu currículo.

Ao definir essa configuração, pense sobre o quanto as áreas de atuação são relevantes para a seleção. Se a oportunidade permite a contratação de pessoas de áreas diversas, como por exemplo, nos Programas de Estágio e Trainee ou nas vagas que não exigem experiência em esferas de conhecimento específicas, pode ser adequado aceitar candidaturas de todas as áreas.

Por outro lado, se a sua preferência é receber apenas profissionais compatíveis com esse critério, é melhor deixar essa opção desmarcada. Assim, você terá uma seleção mais compatível com o que procura.

Campo: Local de trabalho


(Clique na imagem para ampliar)

Indique o local de trabalho, podendo ser a cidade, bairro ou endereço (rua, avenida, praça etc.) onde a empresa está localizada. Em seguida, ajuste o filtro para restringir candidaturas de pessoas que buscam trabalhar em outras localidades.

Certifique-se de que essa informação também esteja alinhada com o que foi inserido na descrição da vaga. Isso garante que o filtro seja coerente com as necessidades da vaga, sem bloquear candidaturas desnecessariamente. Além disso, nossa inteligência artificial utiliza essa informação para recomendar profissionais que atendam a esse critério.

Por exemplo, se o modelo de trabalho for “100% Home Office”, você pode aceitar candidaturas de qualquer localidade, selecionando “Apenas do país” ou “Sem restrições”. Porém, se o trabalho for presencial ou híbrido, é mais adequado limitar candidaturas à região informada, escolhendo as opções “Apenas da cidade” ou “Apenas do estado”.

Campo: Sobre a Empresa


(Clique na imagem para ampliar)

Para que um bom anúncio esteja completo é importante apresentar informações referentes à empresa, de modo que deixe claro aos candidatos e candidatas quais são as suas premissas e ambições - no que acredita, quais são seus princípios, valores e cuidados com colaboradores. Pois, cada vez mais, profissionais buscam empresas que compartilhem dos mesmos ideais.

No Vagas For Business, você pode criar diversos modelos de apresentação da empresa, considerando as características de diferentes marcas ou negócios.


    • Related Articles

    • Publicar vagas

      Abrir processo seletivo Com a funcionalidade de abertura de processos seletivos, você pode publicar vagas em múltiplos canais de divulgação, ampliando o alcance das oportunidades de trabalho e encontrando os talentos mais adequados para as ...
    • Divulgação de vagas no LinkedIn e outros canais parceiros

      Canais de divulgação de vaga A nova versão de publicação de vagas do Vagas For Business, além da captação integrada ao maior site de carreiras do país - Vagas.com, conta com divulgação em canais parceiros, aumentando as possibilidades de atração de ...
    • Divulgação no Vagas.com e no app Vagas de Emprego

      Site de carreiras Vagas.com Conte com todos os recursos de atração de pessoas presentes em nossa plataforma para ampliar as chances de sua empresa encontrar os profissionais que precisa. O Vagas For Business possui captação integrada com o site de ...
    • Ocultar vagas

      Durante a utilização do Vagas For Business, a lista de vagas da sua empresa poderá ficar extensa, uma vez que todos os processos seletivos permanecem no histórico. É possível ocultar vagas com veiculação encerrada da lista, porém considere esses ...
    • Encerrar o período de inscrições da vaga

      O período de inscrições pode ser encerrado antes da data de término informada no momento da publicação da vaga. Essa operação é útil para retirar o anúncio dos canais de divulgação e interromper o recebimento de novas candidaturas. O status da vaga ...