Entenda como funciona cada etapa do processo de indicação neste contexto:
Passo 1 - Configuração da funcionalidade de indicação na captação aberta
A configuração deverá ser feita pelo usuário administrador da sua empresa da seguinte maneira:
1. Na tela de “Configurações”, acesse a aba “Dados de empresa” e clique em “Apresentação da empresa > Configurar apresentação”:
2. Localize a divisão da empresa em que a Página de Carreiras está configurada.
3. Acesse a opção “Programar a captação aberta de currículos”.
4. Localize o campo “Indicação de candidato” e selecione uma das alternativas:
- Aceita indicações de qualquer pessoa: candidatos poderão solicitar indicação para pessoas que tenham uma conta de e-mail de qualquer domínio. Por exemplo: @gmail.com, @hotmail.com, etc.
- Aceita indicações com restrição de e-mails: candidatos poderão solicitar indicação somente para pessoas que tenham uma conta de e-mail autorizada por você, como colaboradores da sua empresa.
- Em ver/alterar restrições adicione os e-mails ou domínios de e-mails autorizados. Por exemplo: @suaempresa.com.br.
5. Clique em “confirma” para salvar.
Passo 2 - Solicitação da indicação pelo candidato
A ficha Indicação é apresentada quando a pessoa candidata faz o cadastro na Página de Carreiras, usando a opção "Deixe seu currículo". O próprio candidato(a) solicita a indicação, preenchendo o nome e e-mail do indicador(a) nesta ficha e confirmando o envio do currículo.
Passo 3 - Confirmação da indicação pelo indicador
O indicador(a) recebe a solicitação do candidato(a) por e-mail.
Na mensagem de e-mail, clica no link Clique aqui para validar ou não a sua indicação e preenche o campo "Indicação", selecionando uma resposta:
- Conheço e indico
- Conheço e não indico
- Não conheço
- E adicionando um texto opcional no campo "Justificativa"
O prazo de validade do link é de 5 dias e o indicador(a) não poderá preencher a indicação após esse período.
O candidato não terá acesso à resposta do indicador. As informações ficarão disponíveis apenas para o recrutador.
Passo 4 - Triagem de profissionais pela ficha Indicação
Durante a triagem de profissionais na vaga ou no BCE - Banco de Currículos da Empresa, identifique quem foi indicado(a) no contexto da captação aberta, usando o critério de seleção "Indicação > Empresa ou Indicação > Qualquer Contexto":
Qualquer campo da ficha Indicação pode ser usado para filtrar pessoas candidatas:
Data: filtrar pelo período em que a indicação foi realizada.
Indicação: filtrar pela resposta da indicação, identificando candidatos indicados (possuem a resposta Conheço e indico) ou não indicados (possuem as respostas Conheço e não indico ou Não conheço).
Indicador - Email: filtrar pelo e-mail de indicadores.
Indicador - Nome: filtrar pelo nome de indicadores.
Justificativa: filtrar por palavras usadas na justificativa.
Passo 5 - Visualização da ficha Indicação
Entrando no currículo, consulte o conteúdo da ficha “Vagas - Indicação”, anexada na área de “Informações complementares / Adendos".
Se você não consegue visualizar a ficha, solicite a
permissão de acesso para o usuário administrador da sua empresa.
Passo 6 - Relatório - Estatísticas de indicações
Siga esses passos para exportar o relatório contendo os dados das indicações recebidas:
1. Entre na tela de “Relatórios”, localize a opção “Relatórios” e clique em “Consultar dados”:
2. Uma nova janela do navegador será aberta. Selecione o relatório "Vagas - Estatísticas de indicações".
3. Preencha os dados para envio do arquivo: período em que as indicações foram preenchidas, se a indicação foi para uma vaga ou para a empresa; ou selecione as indicações de vagas específicas.
4. Informe o e-mail do destinatário e modifique o texto da mensagem (opcional). Você pode enviar para si mesmo(a) ou outras pessoas.