Atualizar a Base de Colaboradores

Atualizar a Base de Colaboradores

Atualização da Base de Colaboradores

Realize a gestão de acessos ao ambiente de Recrutamento Interno, adicionando as pessoas colaboradoras contratadas recentemente, e removendo aquelas que foram desligadas.
A atualização deve ser feita periodicamente pelo usuário administrador da sua empresa.

Passo 1 - Fazer o download do relatório

Comece exportando o relatório com os dados das pessoas colaboradoras.

1. Entre na tela de “Relatórios”, localize a opção “Relatórios" e clique em “Consultar dados”:




2. Uma nova aba será aberta em seu navegador. No campo “Relatório” selecione a opção “Vagas - Atualização da Lista de Membros da Comunidade”.

3. Preencha os dados:
  1. E-mail: endereço da pessoa responsável pela atualização.
  2. Mensagem: insira o texto.

4. Confirme em "envia".

5. Localize o e-mail recebido e faça o download do arquivo:
  1. Anote o local onde o arquivo foi salvo, para usá-lo nas próximas atividades;
  2. Em hipótese alguma altere a extensão do arquivo baixado;
  3. Mantenha a formatação original do arquivo.


Passo 2 - Adicionar ou remover pessoas colaboradoras

Siga essas instruções para atualizar os dados do relatório:
  1. O arquivo é composto pelas planilhas Todos, Admitidos e Demitidos, que não devem ser removidas ou renomeadas;
  2. As colunas Nome e CPF também não devem ser removidas, renomeadas ou reordenadas;




Existem duas formas de preencher o arquivo

Escolha uma delas, respeitando as seguintes regras:

Preenchendo a planilha Todos
Deixando a planilha Todos vazia
  1. Adicione nome e CPF de todos os colaboradores ativos da empresa na planilha Todos.
  2. Remova nome e CPF dos colaboradores desligados da planilha Todos.
  3. Mantenha as planilhas Admitidos e Demitidos vazias.
  1. Mantenha a planilha Todos vazia.
  2. Adicione nome e CPF somente dos colaboradores contratados desde a última atualização da base na planilha Admitidos.
  3. Adicione o CPF somente dos colaboradores desligados desde a última atualização da base na planilha Demitidos.

Como preencher o CPF

  1. O CPF é a chave que autoriza o acesso dos colaboradores e colaboradoras;
  2. Sua formatação deverá ser do tipo texto, identificada pelo triângulo verde no canto superior esquerdo da célula;
  3. Você pode inserir pontos e traço, por exemplo: 012.345.678-90;
  4. Depois de preencher os dados, salve e feche o arquivo.




Passo 3 - Fazer o upload do relatório atualizado

Para concluir, faça a importação do arquivo no Vagas For Business.

1. Entre na tela de “Profissionais” e clique na opção “Atualizar lista de colaboradores”:





2. Clique em “Escolher arquivo”, localize o arquivo no seu computador.

3. Depois, clique em "Abrir" para selecionar.

4. Confira se o arquivo foi selecionado.

5. Finalize em "envia".

6. Será exibida uma mensagem confirmando a atualização da base.

Se visualizar mensagens informando que a atualização da base não foi concluída, por favor, envie o relatório que está tentando atualizar para o e-mail suporte.empresas@vagas.com.br, reportando o ocorrido para nossa equipe de Suporte.

Para outras dúvidas sobre o assunto, #PergunteNoChat 😉 para nossos especialistas. Ficaremos felizes em apresentar a melhor solução.

7. Após a atualização, o acesso ao ambiente de Recrutamento Interno também será atualizado da seguinte maneira:
  1. Colaboradores admitidos: poderão entrar no ambiente.
  2. Colaboradores desligados: perderão acesso ao ambiente.

Passo 4 - Atualização dos status globais Colaborador e Ex-Colaborador




Quando colaboradores entrarem no ambiente de acesso restrito pela primeira vez, o currículo será adicionado no Banco de Colaboradores, mas sem status global.

A aplicação do status global Colaborador ocorrerá na próxima vez que você atualizar a base de colaboradores

O status global ficará visível no BCE - Banco de Currículos da Empresa e em todas as vagas que o colaborador ou colaboradora participar.

Quando o colaborador ou colaboradora for removido da base de colaboradores, o status global será alterado para Ex-Colaborador.



    • Related Articles

    • Acesso Colaboradores

      Acessar o ambiente de Recrutamento Interno Este ambiente, também conhecido como Página de Carreiras, é o portal onde você cadastra e atualiza seu currículo, acompanha as vagas abertas e faz candidatura aos processos seletivos de seu interesse. Siga ...
    • Consultar o Banco Colaboradores

      O que é o Banco de Colaboradores? O Banco de Colaboradores, disponível quando sua empresa possui o módulo (add-on) de Recrutamento Interno, é formado por profissionais: Que disponibilizaram o currículo através de vagas de recrutamento interno ...
    • Publicar vagas de Recrutamento Interno

      A abertura de processos seletivos de Recrutamento Interno é bastante similar à publicação de vagas para o público externo. A principal diferença é a escolha da “Divisão” de veiculação da vaga, para que o anúncio seja exibido apenas no ambiente de ...
    • Como funciona a solução para recrutamento interno

      O add-on de Recrutamento Interno é uma solução para abertura e gestão de processos seletivos internos, que conta com os seguintes benefícios: Divisão e Página de Carreiras O ambiente de recrutamento interno é configurado por meio de uma divisão ...